Futuro do trabalho se conecta à inteligência emocional e à inteligência artificial
-
Como a evolução tecnológica transforma as pessoas? Arthur Igreja respondeu na ExpoMais
Compartilhe:
18/10/2018
Não é com a tecnologia ou com as máquinas que você tem que se preocupar, essa questão é muito mais profunda. O que nós devemos nos questionar é a mudança de comportamento que a tecnologia está causando nas pessoas. Foi assim, desmistificando a inovação, que Arthur Igreja atingiu a plateia da ExpoMais na noite desta quarta-feira (17/10).
Segundo ele, a evolução tecnológica transformou os consumidores. O que empresas como a Uber, Amazon e Netflix fizeram com sucesso? Elas apenas respeitaram humildemente o consumidor. O negócio do futuro é aquele que consegue atender o universo de individualidades do ser humano por meio do seu produto final. Não existe esse papo de negócio que desaparece. Crescem os negócios que respeitam a mudança de comportamento dos seus usuários, ressaltou.
Arthur comenta ainda que a mudança daqui para frente é a evolução da inteligência artificial, que na verdade já está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Inteligência artificial pode parecer algo completamente complexo, mas todos vocês são usuários diários dela. Google, por exemplo, traz uma busca diferente para cada usuário que pesquise a mesma coisa. A tecnologia está permitindo algo único na história, coletores de dados para monitorar o comportamento do usuário.
O Futuro da Economia Brasileira
Em 2018, nós chegamos em uma situação ímpar na história da humanidade. Pela primeira vez a população mundial que podemos caracterizar como classe média é a maior do mundo. São cerca de 3,8 bilhões da população mundial. A afirmação é de Carlos Alberto Primo Braga, professor associado da Fundação Dom Cabral, que esteve na ExpoMais para debater sobre o futuro da Economia Brasileira.
Após a crise financeira global, todos acreditavam que o endividamento iria cair, mas segundo Carlos, ela aumentou. Entre os países que estão com problemas está a China, que traz grande importância para a economia brasileira. Isso causa uma desaceleração econômica também no Brasil, já que a China é um dos países de principal destino da exportação de nossos produtos, comentou.
Prêmio Mérito Lojista - Osmar Rocha
Durante a Expomais foi entregue pela CDL de Criciúma, uma das cocriadoras do evento, o Prêmio Mérito Lojista - Osmar Rocha, que tem o objetivo de reconhecer as melhores iniciativas do varejo de Criciúma. A definição dos nomeados foi feita por meio de pesquisa, realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Catarinense.
Durante a solenidade, também foram homenageados Júlio e Francisca Wessler, das Lojas Fátima, pelos seus 60 anos de varejo. E Lúcia Búrigo, gestora de marketing da entidade, por ter sido escolhida profissional do Ano de Marketing e Vendas da região Sul de Santa Catarina e estar na etapa estadual do Prêmio Antunes Severo da ADVB.
Confira os premiados:Ação Institucional: Óticas Diniz
Ação Promocional/Vendas: Nações Shopping
Endomarketing: Locativa
Inovação Tecnológica: Laboratório Búrigo
Jovem Talento: Natalia Mota Lourenço - Scarpan Calçados
Sócio Honorário: Irmã Líbera Mezzari - Hospital São José
Saiba Mais
O encontro ocorre nesta quarta e quinta (17 e 18 de outubro), na Acic, em Criciúma, focado nas tendências de mercado das áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia.
A ExpoMais é uma cocriação entre entidades empresariais e instituições educacionais aliadas ao desafio de proporcionar momentos únicos de conhecimento, que navegam entre os conteúdos apresentados pelos seus palestrantes. São elas: Acic, CDL de Criciúma, Esucri, IFSC, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc. A Expomais tem inúmeros apoiadores, sendo apresentada pela Betha e Sicredi.
Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o evento auxilia na promoção de ações de desenvolvimento. Nós do governo municipal estamos buscando a tecnologia e a inovação para o crescimento de Criciúma. Inclusive, criamos um fundo para estimular a nossa inteligência, o bem mais precioso que temos. Um projeto que foi amplamente discutido com todos os segmentos da cidade, ressaltou.
(Com informações da Bossa Experiências Criativas/ Assessoria de Comunicação da ExpoMais)