22 e 23 de Outubro de 2024 • ACIC • Criciúma

  • Por Arthur Igreja: “2019 já começou”

    Por Arthur Igreja: “2019 já começou”

    23/10/2018

    O Brasil tem a característica de ter ciclos econômicos dentro do ano calendário. Primeiro, a tradicional lentidão do começo do ano até o Carnaval, depois, a retomada até meados do ano, nova pausa em julho, e grande agitação até dezembro. Claro que existem variações na sazonalidade entre diferentes setores, mas o que quero chamar a atenção é sobre a quantidade de novos elementos que encontraremos em 2019 e sobre a importância de deixar a casa em ordem antes do merecido descanso.

    Passamos por dois anos muito intensos e com grandes transformações, economia estagnada desde 2015, impeachment em 2016, paralisia com o escândalo JBL em 2017, greve dos caminhoneiros em 2018 e, por fim, as eleições. Nesses dois anos pouco se avançou nas reformas que o país tanto precisa e faltou um norte claro que trouxesse confiança para investimentos. A ansiedade e frustração agora podem se transformar em força motriz da recuperação, certamente teremos contratempos pelo caminho, porém é consenso de que já perdemos tempo demais.

    Somado a isso, o mundo ainda desfruta de substancial crescimento que pode puxar investimento externo e exportações, basta estabelecer melhores relações comerciais e restabelecer a confiança.

    “O mundo não está esperando o Brasil amarrar o cadarço para correr, precisamos entender com mais presteza tais tendências e entrar na onda da economia do conhecimento”

     No campo das inovações, nada indica que o ritmo esteja diminuindo, muito pelo contrário. Tecnologias mais acessíveis estão democratizando o empreendedorismo e possibilitando saltos de produtividade, conhecimento e benefícios sociais. Sempre afirmo que o mundo não está esperando o Brasil amarrar o cadarço para correr, precisamos entender com mais presteza tais tendências e entrar na onda da economia do conhecimento.

    Dito isso, meu conselho para empresários e profissionais é que aproveitem o final do ano para refletir sobre a estratégia para 2019. Com muita frequência vejo planejamentos sendo feitos em fevereiro e março, é como largar para os 100 metros rasos com segundos de atraso, é bem possível que não se recupere mais a distância perdida.

    Recomendo que se tenha como prática reservar esse tempo para planejamento no fim do ano para que se possa celebrar com a família, já com a mente tranquila, de que o plano está traçado e não com a ansiedade de perceber que na virada do ano…tudo se reinicia e o tempo ficará cada vez mais escasso.

    Os vencedores de 2019 começam a ser definidos de agora até o fim do ano. Avalie o que deu certo, quais as mudanças econômicas e tecnológicas trarão impacto para sua empresa e principalmente, quais transformações o seu consumidor passará a enfrentar para melhor atendê-lo.

                    Bons negócios!

    Arthur Igreja é um dos As da plataforma AAA, com Ricardo Amorim, do Manhattan Connection, e Allan Costa. Investidor anjo e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.expomais.prod.web.cayman.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies". Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.