Futuro do trabalho se conecta à inteligência emocional e à inteligência artificial
-
Case Garagem Duratex será apresentado na Expomais
Compartilhe:
17/09/2019
Em sua quarta edição, a Expomais inova até na lista de profissionais convidados, trazendo ao evento palestrantes que estarão pela primeira vez se dirigindo ao público da região Sul catarinense. É o caso de Daniel Franco, diretor de Inovação da Duratex, que vai explicar por que o grupo investiu na aproximação com as startups e mostrar o cenário evolutivo desde a decisão tomada.
Confesso que aguardo o evento com muita ansiedade e com as melhores expectativas possíveis. É um momento para compartilhar, aprender, ter um recuo para conhecer pessoas e fomentar networking bastante interessantes, afirma o executivo.
Ele acredita que o público será formado por representantes de diferentes setores, mas que acabam enfrentando problemas comuns no dia a dia. Espero compartilhar um pouco da nossa experiência com o Garagem Duratex e sem dúvida nenhuma aprender muito com os outros cases a serem apresentados durante a Expomais, ressalta.
Segundo Franco, a ideia é compartilhar o caminho que está sendo trilhado pela empresa, rumo à aproximação com o ecossistema empreendedor, e um pouco da trajetória desde quando o grupo escolheu o Garagem Duratex como um dos principais meios para a conexão com as startups e scale-ups no setor de construção civil.
Vamos compartilhar com o público os erros e acertos, para aquelas pessoas e empresas que estão buscando estabelecer uma relação mais estruturada com o ecossistema empreendedor. Espero que, contando um pouco da nossa trajetória, possa ajudar essas pessoas e empresas, declara.
Início em 2017
O executivo conta que, em 2017, a Duratex tomou a decisão de revisitar sua estratégia e seu propósito. Com isso, uma nova ambição foi traçada e rapidamente constatou-se que, para materializá-la, junto com o novo propósito, a aproximação com o ecossistema empreendedor seria necessário.
A ideia na palestra é explicar como a gente estruturou a estratégia de aproximação. Na época, havia quatro caminhos possíveis. Vamos apresentar esses caminhos e por que o Garagem Duratex foi o escolhido. Também mostrar o cenário evolutivo desde a decisão tomada, o processo em si, como as startups criaram valor para a Duratex e vice-versa, comenta.
A empresa está com inscrições abertas para a segunda edição do Garagem Duratex, que propõe acelerar o desenvolvimento das selecionadas. Obviamente, aprendemos bastante com o programa. Notamos que, apesar da motivação enorme em promover essa aproximação, a Duratex, como uma empresa mais tradicional, não estava preparada para lidar com as startups, reconhece Franco.
É impressionante como criamos barreiras burocráticas através dos anos. Conforme as empresas vão crescendo, elas vão criando estruturas e processos rigorosos de aprovação de fornecedores ou clientes. No mundo de hoje, com as empresas crescendo de maneira exponencial, acabamos perdendo a oportunidade de nos relacionar com elas, devido à complexidade do processo decisório, analisa.
Equilíbrio
Franco cita como um dos grandes dilemas do processo de inovação o equilíbrio dado entre aquilo que pode fomentar uma base sólida para o desenvolvimento de um futuro próspero e as prioridades e compromissos de entrega de resultados no curto prazo.
Não é uma equação fácil, mas precisamos lidar com isso e estruturar o processo de provocação de negócios, para tirar-nos da zona de conforto. No caso da Duratex, a inovação não é uma área isolada. Temos um núcleo formado por pessoas voluntárias, que se inscrevem para participar de uma mesa-redonda para tratar de assuntos estratégicos voltados à inovação, descreve.
(Assessoria de Comunicação - Expomais 2019)