Futuro do trabalho se conecta à inteligência emocional e à inteligência artificial
-
Expomais: dois dias de imersão, refletindo sobre as transformações da sociedade
Compartilhe:
24/09/2019
Os impactos dos avanços tecnológicos vão muito além de tornar mais ágeis os processos de produção ou facilitar as tarefas do dia a dia. Cada vez mais a tecnologia ganha espaço e desempenha um importante papel em casa, na escola, na empresa e até nas relações pessoais. E de que forma isso afeta o comportamento humano? Quais as transformações provocadas em conceitos e práticas? Como o mercado e os profissionais reagem? Como acompanhar tantas mudanças ao mesmo tempo?
Para provocar a reflexão sobre questões como essas, a Expomais nasceu em 2016, fruto da cocriação entre instituições de ensino e entidades empresariais. Realizada também nos anos seguintes, chega à quarta edição em 2019, tendo como mote a sociedade em transformação. A partir disso, e com base nos eixos principais Marketing, Administração, Inovação e Sinergia , uma extensa programação foi montada para esta quarta e quinta-feira (dias 25 e 26 de setembro), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
A Acic é uma das cocriadoras do evento, ao lado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc. Este ano, a Expomais recebe o reforço dos apresentadores Nações Shopping e Sicredi e conta com diversos apoiadores. Um preview exclusivo para estudantes, conduzido pelo diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, dá início às atividades nessa terça-feira (24), às 19h30min.
Nesta quarta, o credenciamento começa às 13 horas e a abertura oficial está marcada para as 13h30min. As palestras iniciam logo a seguir, com o pesquisador Alexandre Pellaes sendo o primeiro a subir ao palco, para abordar o tema Futuro do Trabalho. Depois, será a vez do empresário Rogério Salume, que apresentará o Case Wine, inovando no e-commerce. A tarde ainda terá dois painéis e a palestra de João Alfredo Campos Junior (Conselheiro do CRA/SC), sobre Administração da inovação.
Startups e empreendedorismo
A aproximação entre empresas tradicionais e as startups vai nortear a primeira palestra da noite, ministrada por Daniel Franco, diretor de inovação da Duratex. O executivo falará sobre o Programa Garagem Duratex, que tem como propósito potencializar a inovação, por meio das scale-ups, chegando a soluções inovadoras no setor de construção e reforma e eficiência operacional.
Já o diretor geral da Printi, Hugo Rodrigues, apresentará Um novo modelo de negócio a favor do empreendedor brasileiro, a partir da experiência da Printi, uma gráfica on-line que virou referência em personalização.
Segundo dia
A quinta-feira começa com uma proposta diferente, trazida pelo jornalista e economista Luís Artur Nogueira. Na palestra interativa O futuro econômico no Governo Bolsonaro, marcada para as 14 horas, ele dará ao público o direito de escolher assuntos que serão debatidos.
Na sequência, o presidente da NSC Comunicação, Mário Neves, apresentará a palestra Reinvente-se: um convite ao futuro, explanando sobre como se preparar para atuar em um universo em que é crescente a relação volátil entre pessoas e marcas.
Atividades paralelas
A segunda tarde da Expomais também contará com apresentação de cases, painel, abordagem do Tech Report 2019 - panorama do setor de tecnologia catarinense, com a presença de Walmoli Gerber Jr (Diretor da Vertical Saúde), além de uma explanação sobre a gestão ágil de metas com OKR, conduzida por Miguel Rivero, founder e CEO da Airbox.tech.
Uma das novidades deste ano será a realização do Fast Dating, atividade na qual startups convidadas terão a oportunidade de se apresentar para empresas patrocinadoras da Expomais.
Haverá, ainda, o Tool Box Futuros Possíveis, com Cristiano Franco e Daniel Pires, consultores de Inovação do IEL/RS, e o lab Mapa de Stakeholders, com o pesquisador e professor Diego Piovesan.
Encerramento
O evento será encerrado na noite de quinta-feira, quando ocorrerá a palestra de Carmela Borst, head de marketing para a América Latina na Infor, sobre Aprendizados e bastidores da vida executiva. Ela permanecerá no palco, ainda, para atuar como mediadora do painel Aprendizado para os novos modelos de cultura organizacional.
Fechando a programação, o professor Tomás de Lara, cofundador e colíder do Cidades+B, discorrerá sobre Economia colaborativa e sustentável: empresas resilientes para o século XXI, lançando um novo olhar sob a perspectiva sustentável e de como devemos lidar com a relação econômica e de recursos disponíveis no planeta.
(Assessoria de Comunicação - Expomais 2019)